MusicPlaylistRingtones
Create a playlist at MixPod.com

dailyvid

© THE MOST GOSPEL COMPANY 2008-2009-Fotosearch-BELIEVER INF S.A

FLICKR PHOTO STREAM

&size=s\"><\/script>");

quinta-feira, 26 de março de 2009

Pra que dormir?


Quando estamos acordados podemos fazer um montão de coisas legais como ver TV, jogar videogames, ler gibis, brincar na rua com nossos amigos, passear, ir à sorveteria... ufa!

Geralmente a gente precisa parar de fazer essas coisas para dormir, mas alguém já explicou a você por que precisamos dormir?

Para entender o motivo nós procuramos uma especialista em sono, a Dra. Márcia Pradella, que trabalha no Instituto do Sono, na cidade de São Paulo, e fizemos algumas perguntinhas a ela. Pronto para descobrir o que descobrimos?

Por que as pessoas precisam dormir? Não seria mais divertido se pudéssemos ficar sempre acordados?

A Dra. Márcia disse que quando dormimos nós restauramos a energia que gastamos durante o dia, igual a um carregador de baterias com um telefone celular. Só por essa informação já deu para perceber que o sono é muuuuito importante, certo?

Mas ela explicou também que não é só isso não! Enquanto a gente dorme o nosso corpo produz substâncias necessárias para o aprendizado e a nossa memória funcionem bem durante o dia.

Com isso descobrimos que quem não dorme direito pode sofrer dificuldades na escola e dificilmente conseguirá brincar com tranquilidade após a lição.

O que acontece com uma criança que não dorme ou que dorme só um pouquinho?

Nos disse a Dra. Márcia que as crianças que não dormem o suficiente acabam ficando mais agitadas, o que altera bastante o humor e faz com que elas fiquem emburradas com facilidade, além de não perderem vontade de fazer atividades.

Isso quer dizer que se você não dormir direito, as chances de virar um chato aumentam bastante.

Nos adolescentes a doutora explicou que a falta de sono causa uma sonolência diurna, principalmente na parte da manhã. Você nunca reparou no seu irmão mais velho andando como um zumbi pela casa bem cedinho? É sobre isso que ela está falando!

Nos dois casos, tanto das crianças quanto dos adolescentes, o aproveitamento escolar cai bastante, pois eles sentem dificuldade em se concentrar - seja por estarem muuuuito agitados, ou por estarem dormindo com a cabeça na mesa.

É verdade que quem dorme direito pode crescer mais?

A Dra. Márcia contou que o hormônio de crescimento das crianças é liberado quando elas estão dormindo. Isso significa que a criança que dorme pouco pode ter uma diminuição no ganho de peso e altura, pois acaba gastando mais energia do que deveria.

Você já tinha pensado que ficar acordado a noite toda pode fazer com que você não cresça? Então aprenda com as dicas da doutora como melhorar o seu sono!

De acordo com ela, o ideal é diminuir as atividades que envolvam luz uma hora antes de dormir, pois assim nosso corpo vai se preparando para uma boa noite de sono. Então nada de ficar no computador, videogame ou televisão até tarde! Antes de dormir leia um livro ou um gibi.

E qual o tempo ideal de sono para uma criança?

De acordo com a Dra. Márcia, a criança em idade escolar precisa de mais ou menos 9 horas de sono. Essa necessidade cai em meia hora antes 10, o que faz pouca diferença, mas depois, na adolescência, ela precisa dormir mais uma hora pois é nessa fase que é liberado o hormônio de crescimento, o momento do estirão da adolescência.

Ela também explicou aos papais que a média de sono de um adulto é de 7 e 8 horas, apesar de que existem pessoas que só precisam de 6 horas por dia para recarregar suas energias - devem ter baterias mais potentes!

Dormir muito também faz mal?

Para nossa surpresa a doutora explicou que não necessariamente. Algumas pessoas dormem até 12 horas por dia, mas isso não quer dizer que elas sejam preguiçosas. O importante é observar como é o seu humor, comportamento e as notas na escola.

Se ela sempre dormiu tudo isso pode ser hábito e não tem problema algum. Mas se acontece de vez quando, acho que é melhor comprar um despertador para arrumar seu horário.

É correto dormir à tarde?

Nos disse a doutora que até faz bem dormir a tarde, mas só quando não atrapalha o sono da noite, que é o mais importante.

Quem dorme meia hora ou uma hora, geralmente depois do almoço, não vai ter problema algum quando estiver de noite. O que não pode é dormir lá pelas 5 horas da tarde, pois daí vai ficar difícil pegar no sono na hora certa.

Gostou da nossa matéria sobre dormir? Então clique na pergunta amarela e descubra: pra que comer brócolis?

Agradecimentos a Dra. Márcia Pradella, neuropediatra e coordenadora do setor de pediatria do Instituto do Sono.

0 comentários:

sidebarads