MusicPlaylistRingtones
Create a playlist at MixPod.com

dailyvid

© THE MOST GOSPEL COMPANY 2008-2009-Fotosearch-BELIEVER INF S.A

FLICKR PHOTO STREAM

&size=s\"><\/script>");

sábado, 21 de fevereiro de 2009

CRIANÇAS,FIQUEM SABENDO O QUE SIGNIFICA A PALAVRA HALLOWEEN

Por Raquel Almeida

Querida criança,

Hoje em dia ouvimos, com freqüência, a frase “não tem nada a ver”, mas é muito importante que você saiba: a mídia é uma grande influência na formação da nossa personalidade, principalmente a TV. Por isso, precisamos aprender, desde pequenininhos, a ter senso crítico, não acreditar em tudo, para isso é preciso pesquisar, estudar, meditar na Palavra de Deus e orar.

Aqui estão algumas informações sobre a origem e o atual halloween, considere todas as possibilidades e tire suas conclusões.

SAIBA COMO TUDO COMEÇOU

O halloween nem sempre teve este nome. A origem dessa festa vem de séculos antes de Cristo. Tudo começou com os povos Celtas e os sacerdotes Druidas, que viviam nas Ilhas Britânicas. Naquele tempo, no calendário deles, o dia 31 de outubro era uma data muito importante, marcava o final do verão e também o início do ano novo. Eles acreditavam que neste dia, os espíritos das pessoas que morreram naquele ano, voltariam a seus lares procurando abrigo e provisão, pois o inverno começaria e com ele o reinado do “príncipe das trevas”. Com medo de que os mortos viessem possuir seus corpos, as pessoas se vestiam com roupas e máscaras assustadoras, esculpiam caras muito feias em nabos, acendiam velas e saiam pelas ruas fazendo bastante barulho, pois acreditavam que assim espantariam os espíritos. Um dos nomes desta festa era “samhain”, que quer dizer “o senhor dos mortos”, “o príncipe das trevas”. Os druidas eram sacerdotes que cultuavam a natureza, praticavam magias, adivinhações e na noite da festa ofereciam sacrifícios aos seus deuses, principalmente ao deus da morte, para receber em troca, adivinhações sobre o futuro, saúde e prosperidade; os sacrifícios variavam de vegetais a seres humanos. Neste dia, os druidas, saiam de casa em casa pedindo comida, quem se recusasse, era amaldiçoado e atormentado através das magias.

Veja o que diz a Palavra de Deus a respeito disso:

CADA PESSOA TEM DE MORRER UMA SÓ VEZ E DEPOIS SER JULGADA POR DEUS. (Hebreus 9.27 BLH)

Isso quer dizer que não precisamos ter medo de que os mortos voltem, pois a Palavra de Deus nos garante que eles não podem voltar!

Se a festa era para cultuar “o senhor dos mortos, o príncipe das trevas”, está claro que esta festa não agradava a Deus, pois ele é o único que é digno de ser adorado. O príncipe das trevas, nós sabemos que é o próprio diabo.

FIQUEM SABENDO AGORA E NUNCA ESQUEÇAM DISTO: SOMENTE O ETERNO É DEUS LÁ EM CIMA NO CÉU E AQUI EMBAIXO NA TERRA. NÃO HÁ OUTRO DEUS. (Deuteronômio 4.39 BLH)

Praticar magias e adivinhações, fazer sacrifícios, assustar as pessoas, dentre outros pecados, nos afasta de Deus.

FICAM FORA OS CÃES, OS QUE PRATICAM FEITIÇARIA, OS QUE COMETEM IMORALIDADES SEXUAIS, OS ASSASSINOS, OS IDÓLOTRAS E TODOS OS QUE AMAM E PRATICAM A MENTIRA. (Apocalipse 22.15)

Veja também: Gálatas 5.19-21; Apocalipse 21.8.

A EVOLUÇÃO DA FESTA

Agora que já sabemos como tudo começou, vamos entender como o “samhain” passou a ser chamado de halloween ou, como chamamos, o “dia das Bruxas”.

Os historiadores estudam e pesquisam a história da humanidade, assim ficamos sabendo das coisas que aconteceram há milhões de anos. Através desses estudos aprendemos que culturas e tradições dos povos são passados de geração em geração, e que as mudanças são inevitáveis de acordo com os acontecimentos de cada época.

A festa do “samhain” sofreu transformações ao longo do tempo, um dos motivos foi o fato dos Romanos terem conquistado grande parte do território Celta. Os Romanos comemoravam o festival da colheita e cultuavam a deusa Pamona, a deusa das frutas. Assim, a festa dos Celtas adquiriu características da festa dos Romanos. Houve uma “mistura” desses costumes que resultou numa festa “comemorativa”.

O tempo foi passando e Deus cumpriu sua promessa de enviar o Salvador. Jesus veio ao mundo e pregou o evangelho do Reino, as boas-novas. Ele foi crucificado por amor a cada um de nós, mas venceu a morte e ressuscitou. Ele está vivo! O povo não precisava mais ter medo de espíritos, fazer sacrifícios, nem cultuar falsos deuses. Mas, nem todos acreditaram nele, que pena!

E o tempo não pára... Muita gente já conhecia a Palavra de Deus. Muitos se converteram, mas alguns preferiram continuar presos aos costumes e tradições de seus antepassados, e permaneceram nas trevas. Em 1848, houve grande fome na Irlanda, então os irlandeses foram morar na América do Norte e levaram para lá o costume dos Celtas de comemorar o “samhain”. Os cristãos da América acabaram se envolvendo com esta festividade. A prática de magias e bruxarias foi renascendo e as pessoas acreditavam que as bruxas viajavam em vassouras para adorar a satanás no dia 31 de outubro.

Desde a sua colonização a América do Norte declarou que respeitaria todas as crenças religiosas e por causa disso, as portas foram abertas para uma infinidade de ceitas e religiões que não louvam a Deus, como o satanismo*, por exemplo.

Satanismo – Culto a Satanás. Satanás é um dos nomes do diabo, o chefe dos anjos rebeldes.


A REAÇÃO DA IGREJA

Na tentativa de acabar com os festivais e rituais de magias e sacrifícios, a igreja católica designou o dia 1º de novembro como o “dia de todos os santos”. Assim surgiu o “all hollows”, que quer dizer, todos os santos. Acrescentando a abreviatura “evening”, que significa anoitecer – a festa passou a ser conhecida popularmente como halloween. As pessoas acreditavam que na véspera do “dia de todos os santos” os espíritos maus ficavam furiosos com a festa da igreja de Roma e vinham zombar da celebração, então eles pregavam peças e assustavam os humanos. É aí que entram as bruxas, feiticeiras, duendes, gnomos e as fadas. E como no ritual do “samhain” as pessoas saíam às ruas vestindo fantasias, como os Celtas, acreditando que espantariam as bruxas e espíritos maus. Substituíram o nabo por abóbora, que era encontrada com mais facilidade nos EUA.

A Bíblia diz: O MEU POVO ESTÁ SENDO DESTRUÍDO, PORQUE LHE FALTA O CONHECIMENTO. (Oséias 4.6)

Atualmente o halloween é uma das festas mais comemoradas dos EUA. A tradição virou brincadeira e está se expandindo por outros países. A festa tem conotação de alegria, pois as pessoas usam máscaras e fantasias de bruxas, Conde Drácula, Frankstein, fantasmas, diabos etc. As crianças saem à noite pelas ruas carregando lanternas feitas de abóbora, batendo de porta em porta, pedindo guloseimas “trick or treat”, que traduzido quer dizer, “doces ou travessuras”. A brincadeira tem traços da festa dos Celtas, quando saíam pelas casas pedindo comidas. Os druidas amaldiçoavam as pessoas que não contribuíam, hoje, as crianças fazem travessuras como sujar as casas, jogar ovos, retirar as trancas dos portões etc. É um dia em que elas têm permissão para fazer traquinagens.

Veja o que a Palavra de Deus diz a respeito disso em Lucas 6.31.

COMO VOCÊS QUEREM QUE OS OUTROS LHES FAÇAM, FAÇAM TAMBÉM VOCÊS A ELES.

UM GRANDE NEGÓCIO

Para os comerciantes esta é uma grande oportunidade para faturar. Embora seja considerada uma festa para crianças, 60% das fantasias são vendidas para adultos. Hollywood investe, pesado, em filmes de terror, violência, gnomos e bruxas, tudo isso em nome da cultura. A venda de balas, doces, máscaras e diversas guloseimas aumenta, significativamente, neste período. As escolas de inglês são os grandes canais para introduzir o halloween em outros países, que por sua vez acabam copiando os costumes norte-americanos por se tratar de um país de primeiro mundo.

COINCIDÊNCIA?

    • 31 de outubro é um dia muito importante na bruxaria. Para os satanistas* é um dia especial. É quando se encontram com adeptos do mundo inteiro para o ritual de culto em adoração e sacrifícios a seus deuses.
    • Em Nova Orleans o museu apresenta rituais reais de vodu* para quem quiser assistir.
    • A cidade de Salém, no estado de Massachusetts, sede da bruxaria, celebra na época do halloween o “festival da assombração” com direito a mostra de parapsicologia.
    • Vários meios de adivinhação do futuro eram usados no halloween e os resultados eram aceitos com toda seriedade e ainda hoje o ocultismo é praticado.

VODU – Culto a deuses usando práticas de feitiçarias.

O QUE A BÍBLIA DIZ A RESPEITO DE PRÁTICAS COMO O HALLOWEEN

O Senhor não se agrada de nenhuma dessas comemorações, em nenhum lugar na Bíblia vamos encontrar alguma justificativa para tais festas. Por trás de toda bruxaria e qualquer forma de ocultismo, está o diabo. Embora muitas pessoas não levem a sério, dizendo que é apenas uma brincadeira, as conseqüências são bastante sérias:

NÃO PROCUREM A AJUDA DOS QUE INVOCAM OS ESPÍRITOS DOS MORTOS E DOS QUE ADIVINHAM O FUTURO. ISSO É PECADO E FARÁ COM QUE VOCÊS FIQUEM IMPUROS. EU SOU O ETERNO, O DEUS DE VOCÊS. (Levíticos 19.31 BLH)


NÃO PERMITAM QUE SE ACHE ALGUÉM ENTRE VOCÊS QUE QUEIME EM SACRIFÍCIO O SEU FILHO OU A SUA FILHA. QUE PRATIQUE ADIVINHAÇÃO, OU SE DEDIQUE À MAGIA, OU FAÇA PRESSÁGIOS, OU PRATIQUE FEITIÇARIA OU FAÇA ENCANTAMENTOS; QUE SEJA MÉDIUM, CONSULTE OS ESPÍRITOS OU CONSULTE OS MORTOS. O SENHOR TEM REPUGNÂNCIA POR QUEM PRATICA ESSAS COISAS, E É POR CAUSA DESSAS ABOMINAÇÕES QUE O SENHOR, O SEU DEUS, VAI EXPLULSAR AQUELAS NAÇÕES DA PRESENÇA DE VOCÊS. PERMANEÇAM INCULPÁVEIS PERANTE O SENHOR, O SEU DEUS. (Deuteronômio 18. 10 – 13)


PARA AS CRIANÇAS E OS PAIS MEDITAREM:

    • Que experiência saudável ou que proveito uma criança terá participando do halloween, se disfarçando de diabo, bruxa, morto, monstro, vampiro, ou outros personagens relacionados ao ocultismo?

Veja o que diz a Palavra do Senhor:

NÃO TENHA INVEJA DOS PECADORES. PROCURE RESPEITAR E OBEDECER A DEUS TODOS OS DIAS DA SUA VIDA (Provérbios 23.17 BLH)

NÃO TENHA INVEJA DOS ÍMPIOS, NEM DESEJE A COMPANHIA DELES (Provérbios 24.1 NVI).

QUEM ANDA COM OS SÁBIOS SERÁ SÁBIO, MAS QUEM ANDA COM OS TOLOS ACABARÁ MAL. (Provérbios 13.20)

    • Os princípios de educação e respeito são ensinados desde cedo: assumir os erros, pedir desculpas, respeitar o próximo.

    MEDITE - Seria certo, apenas uma vez por ano, desrespeitar as pessoas e suas casas, fazer mal ao próximo, se disfarçar de demônios, bruxas, etc só para se divertir?

Veja o que diz a Palavra do Senhor:

“AME OS OUTROS COMO VOCÊ AMA A VOCÊ MESMO” (Mateus 22.39)

A falta de conhecimento da Palavra de Deus é uma grande arma do inimigo das nossas almas, para nos levar para o inferno. Usar disfarces de demônios, monstros, bruxas e outros, é uma maneira de fazer com que as crianças pensem que o mal é apenas fantasia, mentira ou brincadeira. A mídia promove isso, através dos desenhos e filmes, assim as crianças vêem os demônios e monstros como criaturas naturais. Mas, a Bíblia nos confirma a existência do diabo. Por causa da incredulidade muitos cristãos caem em armadilhas demoníacas. No Antigo Testamento sua existência é mencionada e também em muitos livros do Novo Testamento. Veja alguns versículos:

PORTANTO, SUBMETAM-SE A DEUS. RESISTAM AO DIABO, E ELE FUGIRÁ DE VÓS. (Tiago 4.7 NVI)

VISTAM TODA A ARMADURA DE DEUS, PARA PODEREM FICAR FIRMES CONTRA AS CILADAS DO DIABO. (Efésios 6.11 NVI)

ONDE, DURANTE QUARENTA DIAS, FOI TENTADO PELO DIABO. (Lucas 4.2 NVI)

JESUS RESPONDEU: – DE FATO, EU VI SATANÁS CAIR DO CÉU COMO UM RAIO. (Lucas 10.18 BLH)

ALGUNS NOMES DO DIABO:

Satanás (adversário), diabo (difamador), Lúcifer, Belzebu, Belial.

ALGUNS TÍTULOS QUE O DIABO TEM:

Maligno, tentador, príncipe deste mundo, deus deste século, príncipe da potestade do ar, acusador.


OUTROS NOMES QUE A FESTA RECEBIA:

  • SHAMHEIM
  • LA SAMON
  • FESTA DO SOL

COMENTÁRIOS:

Diante de tudo o que foi apresentado a você aqui nesta matéria, pensamos em lhe dizer, para concluir, algumas coisas que a Palavra de Deus nos diz sobre atitudes que devemos ter para não nos deixarmos envolver pelas armadilhas deste mundo.

Para não se deixar levar pela mídia, pelo “nada a ver”, procure conhecer a Palavra de Deus, e não busque ser sábio aos próprios olhos (Provérbios 3.7-8). Busque conhecimento e seja prudente para não se envolver com coisas que desagradam a Deus, não se deixe levar pelos outros, por propagandas enganosas...

Saiba que o temor do Senhor é o princípio da sabedoria e esta sabedoria, que vem do alto, consiste no conhecimento das coisas de Deus que nos levam a caminhar com prudência neste mundo cheio de atrativos e armadilhas que tentam escravizar a nossa alma, nos afastando de Deus (Provérbios 9.9-10).

Mas de que forma podemos buscar essa sabedoria?

Amada e preciosa criança, aceitando os ensinamentos do papai, da mamãe, ou do responsável, obedecendo-os e entendendo que os caminhos de Deus são o melhor para a sua vida, você estará caminhando rumo a sabedoria (Provérbios 2.6; 8.12-13).

Quando nossos pais, ou responsáveis, nos disciplinam e nos proíbem de fazer algumas coisas, às vezes, isso não parece algo bom! Mas, com o tempo entendemos que elas serviram para nos proteger e nos livrar de pecar contra nosso Deus.

Aos pais e responsáveis, saibam que buscando do Senhor o entendimento da Palavra e vivendo conforme os seus princípios, disciplinando os filhos, conversando com eles e instruindo-os conforme a Palavra de Deus, você estará semeando para o Reino e para o futuro de seus filhos. Não abra mão disso! O Senhor nosso Deus fará de você um instrumento para semear no coração dos pequeninos a Palavra de vida que há de florescer e gerar frutos de paz (Provérbios 3.11-12; Pv 14.26; Pv 22.6).

Raquel Almeida-DIANTE DO TRONO

0 comentários:

sidebarads