MusicPlaylistRingtones
Create a playlist at MixPod.com

dailyvid

© THE MOST GOSPEL COMPANY 2008-2009-Fotosearch-BELIEVER INF S.A

FLICKR PHOTO STREAM

&size=s\"><\/script>");

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Conheça o tataravô do seu computador

A maneira mais comum de entrar na internet é utilizando um computador, apesar de que hoje em dia alguns telefones já consigam fazer isso. Mas o que importa é que sem esse computador você não estaria aqui, agora, lendo essa matéria, não é?

Assim como você, os computadores também tem antepassados, e agora vamos falar sobre o mais antigo de todos os computadores, o velho ENIAC.




O ENIAC, que tem esse nome pois é a abreviação em inglês de Electrical Numerical Integrator and Calculator - algo como Integrador e Calculador Elétrico de Números -, foi o primeiro computador digital eletrônico de grande escala a ser fabricado.

Ele começou a ser criado em 1943, durante a Segunda Guerra Mundial, mas na época era tããããooo difícil arrumar peças que ele só foi concluído em 1946, quando a guerra já tinha acabado.Quando ficou pronto o ENIAC pesava mais ou menos 30 toneladas e ocupava 180 m² de área, medindo quase 6 metros de altura. Hoje em dia um notebook pesa em média 3 quilos e não tem mais do que 40 centímetros - beeeem menor que o velho ENIAC.

Dizem até que quando ligaram o ENIAC pela primeira vez ele consumiu tanta energia que as luzes da cidade de Filadélfia até piscaram.




Agora tente não rir quando a gente explicar para o que ele servia, tá bom?

O ENIAC foi feito para executar cálculos muuuuito complexos, iguais aos que as calculadoras fazem hoje em dia. E só. Naquela época não havia internet, impressoras ou sequer o mouse.

E usá-lo era bem trabalhoso, pois era preciso pressionar suas teclas e conectar um monte da cabos, tudo para que ele desse apenas um resultado.

Hoje o ENIAC não está mais funcionando, mas se não fosse por ele e por todos os seus cabos e botões você não estaria aqui, agora, lendo essa matéria. Já pensou?

0 comentários:

sidebarads