MusicPlaylistRingtones
Create a playlist at MixPod.com

dailyvid

© THE MOST GOSPEL COMPANY 2008-2009-Fotosearch-BELIEVER INF S.A

FLICKR PHOTO STREAM

&size=s\"><\/script>");

terça-feira, 18 de maio de 2010

Os nomes de bebês mais pedidos da década


Veja quais são os nomes mais registrados no Brasil e conheça o significado de cada um deles

Os clássicos estão de volta - e na moda. João e Maria lideram o ranking dos nomes mais registrados em cartórios nos últimos 10 anos pelos pais brasileiros, de acordo com levantamento da Certifixe – empresa que reúne 23 cartórios nacionais.

“Os nomes são cíclicos, vão e voltam. Depois de alguns anos sob influência dos estrangeiros, agora os pais preferem a simplicidade”, afirma Maria Vicentina do Amaral Dick, especialista em onomástica (estudo dos nomes próprios) e antroponímia (o estudo dos nomes de pessoas), da Universidade de São Paulo.

A escolha dos nomes é motivada por diversos fatores externos. A novela que está na moda, o ator do filme mais assistido, a personalidade mais badalada e até os jogadores de fubetol - quantos meninos não receberam o nome de Ronaldinho?


Confira os nomes mais usados nos últimos 10 anos:

Por meninas:

1º Maria - Vem do hebraico Myriam. Há diversas interpretações: “a que deseja uma criança”, soberana, senhora, “gota do mar” ou mesmo rebelião, entre outros. A origem também pode estar relacionada ao egípcio mry, amada.

2º Ana - Do hebraico Hannah, o mesmo que “graça”. É citado várias vezes na Bíblia. Entre elas, é o nome da mãe do profeta Samuel.

3º Julia - Feminino de Júlio. Vem do latim Julius, nome de uma importante família da Roma Antiga, que dizia ser descendente de Júpiter, deus supremo na Mitologia Romana. É possível que a origem deste sobrenome seja o grego ioulos, ou seja, “de pouca barba”, jovem. O líder político e militar Júlio César (século II a.C.), que pertenceu a esta família, foi quem tornou o nome conhecido.

4º Vitória - Feminino de Vitório. Nome de várias rainhas ao longo da história. Nome da deusa romana das vitórias. Vem de Victorius, nome de uma família da Roma Antiga, cuja origem é victor (vitorioso).

5º Beatriz - Do latim beatus, beata. Ou de beatrice, que vem de beare, “aquela que traz felicidade”. Outra hipótese é viatrix, o mesmo que viajante em latim.Variação: Beatrice.

Por meninos:

1º João - Vem do nome hebraico Yohanan e significa “Deus perdoa”, “Deus é misericordioso” ou ainda “Deus é benevolente”. Foi o nome de diversos reis, papas e imperadores ao longo da história.

2º Gabriel - Vem do hebraico Gavri’el, “força de Deus” ou “homem de Deus” ou ainda “enviado de Deus”. Gabriel é o anjo que anunciou a Maria que ela seria mãe de Jesus Cristo, de acordo com a Bíblia.

3º Lucas - Vem do nome grego Loukas, que significa “natural da Lucânia”, província italiana. Ficou popular por causa de São Lucas, um dos autores dos quatro evangelhos da Bíblia.

4º Pedro - Pedra, rocha, do latim petrus, derivado do grego pétros. Nome popular em diversos países por causa do apóstolo São Pedro, que originalmente se chamava Simão. Segundo a Bíblia, Jesus teria mudado o nome de seu seguidor porque este seria a “pedra angular” da Igreja.


5º Matheus - Nome de um dos doze apóstolos de Jesus, na Bíblia. Vem do hebraico mattatyah (“dom de Deus”).

0 comentários:

sidebarads